Sindicomércio – Histórico

No dia 18 de janeiro de 1994, um grupo de empresários reuniu-se no Hotel Village, no centro de Itapema, para realizar a primeira reunião do Sindicato Patronal do Comércio. Esse encontro foi motivado pela necessidade em formar uma entidade que defendesse os interesses dos patrões.

Neste mesmo encontro foi eleita a primeira diretoria por aclamação, sendo imediatamente empossada. Surgia então o “Sindicato das Empresas Atacadistas, Varejistas, Supermercados e Minimercados, Panificadoras e Mercearias de Móveis e Utensílios, de Materiais de Construção, de Prestação de Serviços Comercial de Seguros e demais empresas Comerciais de Itapema e Região”. A nova entidade tinha como base territorial os municípios de Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Canelinha, São João Batista e Nova Trento.

Esse novo sindicato, com sede na Avenida Nereu Ramos, nº198, no Centro de Itapema, oferecia vários serviços aos associados. Destaque para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho, que anualmente é debatida com o Sindicato dos Empregados.

A primeira diretoria foi dirigida por Carlos Fernando Priess, que assumiu o cargo de Presidente, tendo como vice Bernardino Idalício da Silva.

A credibilidade da classe foi conquistada aos poucos, com muita garra. Os anos passaram e muitos empresários de renome apoiaram e auxiliaram no fortalecimento da entidade.


Em 1997, toma posse Laércio Felipini. A nova diretoria segue na gestão até 1999. Diante dos resultados positivos, apresentados ao longo da coordenação de Felipini, uma nova eleição é realizada e ele é reeleito para o cargo de Presidente, permanecendo no exercício da função até 2001.

Em 30 de junho de 2003, o Sindicato Patronal faz uma reforma estatutária. A entidade, que é dirigida desde 2001 por Vilmar Medeiros, passa a se chamar “Sindicomércio – Sindicato Patronal do Comércio de Itapema, Porto Belo e Bombinhas”. Mas permanece com base territorial nos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

A mudança no estatuto marca uma nova fase da entidade, que passa a funcionar na Rua 244, nº14. Entidades parcerias, como Acita e CDL, também ocupam o mesmo prédio e criam juntas um ponto de referência para o empreendedor da região, a Casa do Empresário.

Vilmar Medeiros continua como Presidente da entidade, sendo reeleito para as gestões 2003/2006 e 2007/2009.

Durante o comando de Medeiros, o Sidicomércio muda de endereço e passa a atender o público no Centro Empresarial. O espaço localizado na Rua 264 nº 239, na Meia Praia, congrega também a Acita, CDL e Sindicomércio.

Desde sua fundação até os dias atuais, a entidade permanece focada na defesa dos interesses da classe patronal. A negociação da Convenção Coletiva de Trabalho é ferramenta importante na sobrevivência do comércio local. O Sindicomércio busca assegurar o direito da classe patronal e garantir o desenvolvimento econômico da região através do diálogo e da livre negociação com os trabalhadores.