CDL Itapema-SC – Histórico

Histórico da CDL Itapema

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapema surgiu da iniciativa de 27 empresários que buscavam fortalecer e representar o comércio local. Em 1991, ano em que é criada a associação, o município já era visto como pólo turístico e a construção civil impulsionava o comércio. Diante de um visível crescimento populacional e econômico era hora de fortalecer o setor, através do associativismo.

Em 14 de agosto de 1991, realizou-se a primeira reunião do Clube de Diretores Lojistas de Itapema e nesta mesma data, é eleita e empossada a primeira diretoria composta por: Ambrósio Kniess ( presidente fundador ); Valério Muller; Tânia Mara Azevedo; João Pedro Lemos; Renato Avila; Nelson Cabral e Olair Klemtz. Começa uma nova fase no comércio da região.

Com a diretoria formada, iniciam-se os trabalhos e o local escolhido foi uma modesta sala, no centro da cidade. Na época, os associados tinham como benefício a Consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito- SPC, ação desenvolvida até hoje com sucesso.

Diante das necessidades de mudança no estatuto, o Clube agrega valores e ações, assume uma nova identidade e muda de endereço. Surgi então à Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapema, situada no bairro Meia – Praia.

Em 1993, Olair Klemtz, assume a presidência da CDL. Novamente em 1995 é eleito presidente, comandando a entidade até 2001.

Em 1994, foi implantado em Itapema, através de uma grande mobilização da CDL, o primeiro colégio de ensino particular. O Centro Educacional Sistema Unificado inaugurou seu prédio no início de março de 1995, cujo primeiro diretor foi José Domingos de Andrade.

Em 1996 começam as discussões para implantação de uma cooperativa de crédito em Itapema.

Em 1997 a CDL realiza o primeiro Baile Destaque CDL, onde as empresas mais lembradas pelo consumidor são homenageadas. Nesta época, iniciam também os jantares de negócios, promoções voltadas ao comércio, premiações e workshops, melhorando ainda mais a relação entre CDL e associados.

No ano de 1999, começa a funcionar na entidade um Posto da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, com o objetivo de auxiliar o trabalho dos contabilistas e favorecer a criação de novas empresas na cidade. Também neste ano, firma-se parceria com o SEBRAE, passando a CDL a ser agente credenciada deste importante órgão.

Em 2001 assume a presidência da CDL, o empresário Alberto Rehm.

Em 2002 foi realizadas a Campanha chave de Ouro, onde os consumidores raspavam cartelas no comércio e se encontrassem uma, duas ou três chaves, recebiam valorosos prêmios, entre relógios, bicicletas e TV?s.

Em 2003, assume a presidência da entidade, o empresário João Batista Thamasia, que foi reeleito em 2005 e em 2007.

Neste ano, surgem novos parceiros, entre eles a Associação Comercial e Industrial de Itapema (Acita), o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e o Sindicato do Comércio Patronal. O trabalho em conjunto fortalece o grupo. Diante dos resultados positivos, as quatro entidades decidem atuar em uma mesma sede e cria-se o Centro Empresarial Itapema.

Outra importante conquista da CDL é a legalização do funcionamento das feiras e shoppings de verão durante todo o ano. A ação se destaca nas atividades de 2004, já que auxilia na geração de emprego e renda do município.

Orientadas pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, forma-se o 20º Distrito da FCDL, que tem como objetivo, representar as CDL das cidades de: Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Cambroiú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas e Itapema. Olair Klemtz assume como primeiro Diretor distrital e traz a sede da nova organização para Itapema.

A força representativa da CDL aumenta a cada nova conquista, sinalizado pelo ingresso de novos associados, o que torna a entidade referência na região.

Em 2004 é realizada uma grande campanha na comercio local: Itapema, compre aqui! Mais emprego mais você, que além de impulsionar as vendas foi realizado o sorteio de um Automóvel Zero Quilometro.

Em 2006, a implantação de uma cooperativa de crédito na cidade volta às pautas das reuniões. Para auxiliar nos debates, membros da diretoria – Olair Klemtz, José Domingos de Andrade e Antonio Vilmar Medeiros – visitam em Joinville a cooperativa de crédito fundada pela Associação Joinvillense de Pequenos e Micro Empresários – Ajorpeme – o que favorece os debates sobre o tema.

Neste mesmo ano Itapema sedia a 38ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina, com o tema “Nas Ondas do Varejo, buscando conhecimento”. No encontro, cerca de 1300 líderes empresariais passam três dias discutindo assuntos relacionados ao tema.

Também em 2006, a Câmara dos Dirigentes Lojistas comemora 15 anos de história. A data marca a inauguração da nova sede do Centro Empresarial Itapema e a CDL muda de endereço. O local escolhido é a Rua 264, n° 239 em Meia-Praia. Com a nova unidade, aumenta o espaço físico e os cursos e palestras ganham ainda mais espaço na agenda da instituição.

Em 2007 é realizado o Programa para Empresários e Futuros Empreendedores em Parceria com o Sebrae . A atividade funciona como um curso intensivo para estimular e despertar a competitividade de mercado nos empresários.

Os bailes de confraternização dos associados também marcam o calendário de eventos em 2007. Uma pesquisa é aplicada em diversos segmentos do comércio local e no dia 25 de agosto é realizada a 8º edição do Baile Destaque, premiando os associados mais lembrados pela comunidade.

Em 2007, iniciam-se os trabalhos de captação de sócios fundadores para a implantação da SICREDI LITORAL. A entidade, seus diretores e colaboradores, empenharam-se durante todo o ano para tornar o antigo sonho numa realidade.

Em 2008, inaugura-se o SICREDI LITORAL, sistema de crédito cooperativo.

Em 2009, a Câmara de Dirigentes Lojistas colhe os frutos das iniciativas e ações que marcaram a história de esforço e trabalho no município. Hoje são cerca 380 associados que utilizam os serviços ofertados pela entidade.

A CDL Itapema trabalha para o fortalecimento do varejo no município e atualmente empenha-se em unir o comércio local, estimulando as vendas, a qualidade no atendimento e o desenvolvimento econômico, com a Campanha: Itapema, Um mar de Prêmios